domingo, 10 de abril de 2011

Uma imagem vale mais que 1000 palavras

Fotografar é uma arte, existem muitos profissionais nessa área. Amadores também, nada contra. Mas com o avanço da tecnologia nas câmeras, essa arte está morrendo. Não estou dizendo que a fotografia em si, está morrendo, mas sim a arte que rodeia isso. As câmeras vem com cada vez mais recursos para facilitar a vida dos fotógrafos, mas o trabalho deles está sumindo. Qualquer pessoa com 2000 reais sobrando (ou não) no bolso, consegue uma câmera de última geração. Com isso, é só escolher uma coisa sem significado nenhum, fútil, colocar no formato macro e fotografar. A foto vai, sim, ficar bonita, mas sem sentido nenhum. Sem nenhum trabalho, sem nenhum esforço, é só colocar sua assinatura atrás da foto, pronto.
As fotos de hoje em dia precisam de legenda, pois elas não valem mais que 1000 palavras. Elas não valem mais nada. Essa foto, acima, é muito bonita, e juntou- se perfeitamente com minha postagem, ela, sozinha consegue passar uma mensagem, como essa outra, ao lado, na qual dá pra ver claramente o propósito do fotógrafo em mostrar que a pessoa quer fotografar, indo mais longe, quer mostrar seu olhar para as outras pessoas, expor sua opinião. Mas há milhões de fotos na internet que não significam nada. Eu posso interpretar do jeito que quiser mas essa fotografia, por exemplo...
o que ela que dizer? Que estou ouvindo música? Que gosto de Apple? Que gosto de azul? Não há sentido nenhum, ma se colocar uma legenda, por exemplo "A música me eleva, me faz tocar o azul do céu", muda totalmente o sentido dela, na verdade, dá uma sentido à ela, não é?
Só quero dizer que eu gosto de fotografia, está no sangue, eu gosto de fotografar, mesmo com minha máquina que não tem nada de especial. Quando eu achar minha máquina, eu mostro algumas fotos minhas. Algumas fotos que tirei tem sentido por si só, mas outras não, eu as tirei com o propósito de colocar numa postagem específica, portanto... Bem, era isso que queria dizer, que saber ler o manual e saber fotografar em macro não faz de você um fotógrafo,mas sim, um letrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário